Potencializando talentos e aumentando a receita
Um dos grandes desafios empresariais da atualidade é saber qual a melhor forma de motivar seus colaboradores, sobretudo, as equipes de vendas que vivem diariamente a pressão por resultados.
Um método bastante eficaz para equilibrar a questão ‘resultado x motivação’ é o Marketing de Incentivo. Como o próprio nome já diz, ele visa motivar os profissionais de uma empresa por meio de reconhecimento do talento e potencialidade do funcionário.
As empresas que fazem uso do Marketing de Incentivo constatam que a ação executada desta maneira estimulam as atitudes do profissional de forma perene, pois contém em sua essência o tripé: motivação, reconhecimento e recompensa.
O Marketing de Incentivo pode ser aplicado a qualquer setor de uma empresa, porém, esse tipo de campanha é mais utilizado em equipes de vendas, distribuidores e revendedores, ou seja, funções diretamente ligadas à comercialização dos produtos e/ou serviços da organização.
A ação funciona por meio de recompensas entregue aos funcionários que obtenham os melhores desempenhos. E vale ressaltar que, uma das principais vantagens é que o Marketing de Incentivo é praticamente autopagável. A empresa só terá o investimento em premiações depois que as metas propostas forem atingidas, seja aumentando lucros ou diminuindo custos. Além disso, o ganho em produtividade do vendedor é muito superior ao custo em recompensas.
A ação deve ser executada por meio de campanha bem direcionada ao setor específico, sempre possibilitando o ganho de prêmios e bonificações que sejam desejadas pelos colaboradores.
É um método usado principalmente para:
- Aumentar vendas e receitas;
- Diminuir custos;
- Reduzir estoques;
- Implementar o lançamento de produtos;
- Conquistar e manter clientes.
No entanto, o Marketing de Incentivo estende seus benefícios ao desenvolvimento do funcionário na empresa, para que o mesmo mostre suas atitudes profissionais.
Deve se atentar apenas, para que a competição imposta aos funcionários para a conquista das metas não se torne algo desfavorável. É necessário que os objetivos sejam executáveis, pois a impossibilidade desestimula o funcionário, portanto, elas devem ser adequadas à realidade de mercado da organização.
Além disso, não basta ter uma meta de um lado e uma premiação de outro se não houver condições para que os colaboradores atinjam os resultados.
Essas condições são:
- Boa distribuição dos produtos;
- Preço competitivo;
- Informações sobre o mercado;
- Perfil de cliente e concorrência;
- Boas condições de trabalho.
Certamente, o Marketing de Incentivo pode ser uma ferramenta de marketing criativa e satisfatória a ser utilizada pelos empresários a fim de motivar seus vendedores e aumentar sua competitividade. Cada vez mais a motivação das pessoas envolvidas com o negócio contribui para o sucesso da empresa.
Fonte: Business Review